O Fórum Municipal “Lixo e Cidadania” de Montes Claros, organizado pelo Ministério Público (MP) em parceria com entidades públicas, iniciativa privada e sociedade civil, superou as expectativas e mobilizou representantes de segmentos sociais interessados na preservação da Natureza e na melhoria da qualidade de vida da população. O Fórum foi realizado na sede do Museu Histórico Regional, no Corredor Cultural. Os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, e de Serviços Urbanos (SSU), Vinícius Versiane, representaram a Prefeitura. O objet

ivo do Fórum foi encontrar soluções para implantar a coleta seletiva de resíduos sólidos em Montes Claros. O projeto é de grande importância, tendo em vista que, além de melhorar a qualidade de vida, gerando emprego e renda, também visa a preservação do meio ambiente, de forma organizada e benéfica a toda a população montes-clarense, seja da sede ou da zona rural.

Na oportunidade, o engenheiro ambiental e sanitarista Pedro Bicalho Maia expôs a questão e lembrou sobre a importância da implantação do projeto, através do cooperativismo. Destacou as vantagens da implantação da coleta seletiva, por causa da economia que trará aos cofres públicos, geração de novos empregos, e melhoria imediata da qualidade de vida da população.