As obras de recapeamento, revitalização e urbanização do Complexo Viário Radial Leste vêm promovendo com grande transformação na vida de milhares de pessoas em Montes Claros. O empreendimento de R$ 5,6 milhões, que vem sendo executado pela Construtora Tecnovap, começou na última terça-feira (6/8) e levará 18 meses para ser concluído. Os trabalhos de recapeamento da Avenida Dulce Sarmento tiveram início no trecho entre a Autonorte e o Atacadista Villefort, levando a MCTrans a interditar o trânsito no sentido centro bairro, com o tráfego fluindo apenas no sentido bairro-centro na quarta-feira (7/8). 

Por isso, o fluxo de veículos oriundo das avenidas Germano Gonçalves e Dulce Sarmento teve que ser desviado para as avenidas Geraldo Athayde e Floriano Neiva, no Bairro São João. Devido à mudança, vários pontos de congestionamentos foram registrados no percurso, principalmente nos horários de pico. Os motoristas dos ônibus do transporte coletivo urbano tiveram que fazer verdadeiras costuras para pegar os passageiros. Após saírem do Alto São João, entravam na Rua Nilo Peçanha, no Bairro Vera Cruz, e acessavam novamente a Avenida Dulce Sarmento, em frente ao Villefort.

Muitas pessoas, principalmente estudantes a caminho da faculdade, reclamaram da demorada e o tempo de espera no semáforo da Praça Itapetinga, no Bairro São João, com o sinal demorando a abrir e fechando muito rapidamente, causando grande congestionamento na Avenida Floriano Neiva. Porém, nessa quinta-feira (8/8), as intervenções no trânsito foram ainda maiores, principalmente para os ônibus que fazem o transporte coletivo urbano, já que outros trechos da Avenida Dulce Sarmento também foram interrompidos.